O que é Domínio Próprio?!

08:13

Foto: Pixabay

O Domínio Próprio é visto como um dos dons do Espírito, em Galátas 5.22-23. Em algumas bíblias não há a menção da palavra domínio próprio (não sei o porque disso).

O Domínio Próprio é a capacidade de não se abalar ao olhar as circunstâncias em sua volta. O próprio Rei Davi explicou isso em Salmos 23.4.

PORQUE DAVI NÃO TEMIA O MAL?! PORQUE ELE ERA AMIGO DE DEUS!

Deus não quer que nos preocupamos com o dia de amanhã (Mateus 6.33-34). Buscai o reino de Deus e sua Justiça (Comunhão) e todas as coisas vos serão acrescentadas. Então, o que Deus quer nos dizer? Se nos dedicarmos apenas a Comunhão, o que precisamos será acrescentado a nossa vida. Então… a nossa preocupação deve ser apenas em conhecer a Deus (João 14.1).

O Senhor Jesus Cristo saberia que morreria numa cruz desde o princípio (João 2.19-22), mas Ele não se preocupava com isso. Ele se preocupava apenas em fazer a obra de Deus (João 4.34). Todos nós temos um chamado Especial com o Senhor, mas antes disso, precisamos primeiramente conhecer a Deus como uma pessoa. Quando isso acontece, Ele se torna real na nossa vida.

Porque não devemos temer o mal…

Um dos nomes de Jesus Cristo é Emanuel (Deus Conosco) (Mateus 1.23). Ele também disse que estaria conosco todos os dias (Mateus 28.20). Mas e a volta de Jesus?! Essa volta é quando Ele voltará para buscar a Igreja, e todos verão (Apocalipse 1.7).

Depois da crucificação e depois de voltado para o Céu, o Senhor Jesus voltou para ficar perto dos discípulos (João 21.1-14). Quando você se torna amigo de Jesus Cristo, Ele está com você! Por isso quando o problema vier, você apenas olha pra cima ou para seu lado (Salmos 91.2). Embora o Espírito Santo esteja aqui para nos guiar (João 14.26), isso não impede que o Senhor Jesus Cristo esteja também perto de você, embora ambos sejam a mesma pessoa e também pessoas diferentes.

E como eu sei que consegui o Domínio Próprio?!

Existe um processo especial chamado de mortificação (ou morte da carne). Isso significa que Jesus Cristo está crescendo em você e você diminuindo. A medida que isso acontece, os dons do Espírito vão se tornar reais na sua vida (o Domínio Próprio é um deles), mas isso não vem do dia para a noite (2 Coríntios 4.8-12)

Quando você entende isso, você não tem mais medo (1 João 4.16 e 18-20). Repare no versículo 20: aborrecer seu irmão ou algo até pior. Isso são sinais de Domínio Próprio. Você precisa amar as pessoas (amar quer dizer não desejar mal), não guardar mágoa delas e pagar o mal com o bem (Romanos 12.21). O Senhor Jesus Cristo nos deu o maior exemplo, em Lucas 23.34.

Alcançar o Domínio Próprio também é entender a vontade de Deus (Atos 21.13-14) e faz parte da mortificação. Mas não se iluda porque você é Homem e também pode pecar, mas quando isso acontecer, temos um Advogado (1 João 2.1-2).

Assista nossas células as quintas e as segundas.

Você também pode gostar

0 comentários

Curta nossa Página